quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Hoje, 27/02: "A DIFÍCIL E INADIÁVEL QUESTÃO: UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA"

Hoje, 27/02 : A difícil e inadiável questão: Universidade Democrática
debate com: Fábio Konder Comparato, Olgária Matos e Paulo Eduardo Arantes
Local: Auditório da Faculdade de História
Horário: às 17horas

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola pessoas
Fiquei pensando sobre o debate de ontem, com o Paulo arantes e a Olgaria Matos, e resolvi levantar um debate.
Afinal, eu passei a ocupação inteira falando pra gente ocupar a FAPESP (pq era mais perto de casa), mas naum levei a serio, nem fui levado - perguntem pra Renata. Tb defendi varias vezes que a gente devia organizar grupos de studos e debates, naum os famigerados GDs do ME, mas algo mais efetivo.
Então, a proposta do Paulo se encaixa com a minha, mas ainda naum tenho certeza se seria viavel.
Teriamos que fazer um baita planejamento, a longo prazo, que seria varias vezes alterados e acabaria se desgatando, a nao ser que adotemos medidas burrocraticas - o que na minha opinião esta fora de cogitação. A ocupação conseguiu se manter, em boa parte, no improviso, e acho que nao deviamos abandonar isso.
Outro ponto importante e a questão de universidade de massa. Eu vejo isso como um processo que atinge tardiamente a universidade, ja que boa parte da sociedade ja funciona na base da tecnocracia e da especialização. Isso e notorio em campos como o mundo do trabalho, da arte, dos esportes, e da educação de base.
So que, me parece que esse movimento ja esta afrouxando. Vou usar um exemplo banal, tirado do futebol. Não riam...Mas eu não vejo objeto mais privilegiado para entender a cultura nacional do que este. Na decada de 80, começaram a surgir os grandes especialistas. Era o meia que armava todas as jogadas, o centro-avante matador, os laterais que cruzavam a bola coma mão eo goleiro que defendia todas..enfim, cada um desenvolvia ao maximo sua tecnica.Isso permitiu o surgimento de craques como Zico e Romario. Mas, o que vemos hoje é a importancia cada vez maior do preparo fisico, pq não se exerce mais apenas uma função em campo, mas varias. Vide o São Paulo, que em temporadas passadas teve como principal artilheiro o goleiro.
Ao usar o futebol para exemplificar minha tese, sigo o apelo de Gramsci de que a gente não se afaste do "vulgo". A filosofia do senso comum é tão validad quanto a cientifica. E o exemplo mostra o quanto a universidade está afastada da sociedade. pOr isso, so agora estamos convivendo com esse dilema da massificação, que não e coisa nova, mas já foi muito estudada por nos mesmos, tendo como objeto outros campos.
Acho que esse processo tem como positivo essa guinada da universidade rumo a sociedade. Guinada que pode levar ao fim da universidade, mas por que manter as coisas como estão? Nós vivemos criticando isso. Ja que foi dito que a Universidade se assemelha a mafia, podemos comparar esse processo com o ocorrido com a Cosa Nostra. Foi quando se aproximou da sociedade, saindo do submundo, que a Cosa Nostra "acabou". É claro que o crime organizado ainda está aí presente, mas mudou muito o seu carater. E o mesmo tende a acontecer com a Universidade.
O que vamos fazer frente a tudo isso?? Não sei..MAs acho que conversando a gente pode achar algumas respostas. Por isso estou aqui levantando lebres

Falow
Beijos e abraços
Vinicius